Nossos Serviços
Exames Complementares
Feito o exame físico, o médico do trabalho poderá solicitar exames complementares para um diagnóstico mais preciso. São procedimentos com objetivo de monitorar a saúde do funcionário, em especial quando estão expostos a riscos.
Confira os mais realizados:
– Audiometria – Solicitado aos trabalhadores que atuam em locais onde a frequência sonora é superior a permitida pela Norma Regulamentadora no. 15 do Ministério do Trabalho, que versa sobre insalubridade. Essa exposição constante pode gerar eventuais perdas auditivas.
– Radiografias – Mais conhecidos como raio-X são essenciais para verificar a saúde dos órgãos internos. O tipo de radiografia e a parte do corpo examinada dependerá da atividade que o colaborador exerce.
– Espirometria – Esse exame pode identificar as condições de saúde dos pulmões e identificar algum tipo de enfermidade ou distúrbios.
– Acuidade visual – Solicitado para verificar se a pessoa apresenta alguma alteração nos olhos.
– Eletrocardiograma – O ECG avalia as condições de saúde do coração. Especialmente recomendado para quem irá trabalhar em locais altos, irão dirigir veículos motorizados, que possam ter contato com eletricidade, entre outros critérios.
– Eletroencefalograma – O EEG avalia as ondas do cérebro e pode ser solicitado para funcionários que atuam nas mesmas condições acima e também os que trabalham em espaços muito limitados.
– Exames laboratoriais – São os realizados em laboratório de análises clínicas como o de urina, sangue ou fezes.
– Avaliação psicossocial ou exame psicotécnico – Analisam o comportamento individual ou em grupo do trabalhador. Aplicado especialmente para quem irá trabalhar em segurança, vigilância, direção, operar máquinas, ou precisar de maior atenção.